terça-feira, 30 de abril de 2013

Pilares de uma Organização: Missão,Visão e Valores

presidente-topo

Vivemos em um mundo em transformação. São tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo que á única certeza que nós temos é que as coisas mudam numa velocidade incrível. Por isso para uma empresa se manter sempre se renovando é, necessário ter seus pilares bem firmado em uma rocha inabalável. É Inadmissível  empresas não conhecerem essas características do seus negócios, podendo perder seu rumo e por consequência a falência. Digo isso pelo fato que se uma empresa não tem bem definido um caminho que pretende seguir e onde se chegar e, quais valores irão nortear esta sua caminhada, qualquer caminho servirá para sua empresa, ou seja tanto faz como tanto fez. Uma metáfora que eu gosto muito de usar quando eu falo nesse assunto é a seguinte: Nenhum vento é favorável a uma embarcação se o destino é desconhecido pela tripulação. Nesse artigo vamos mostrar como elaborar uma boa Missão, Visão e Valores para uma empresa.

Entendendo o que significa Missão

A declaração de Missão deve ser para os colaboradores um guia motivador e precisa estar fortemente vinculada às competência da organização ( Kotler, 2000:88) Pode-se dizer que missão é a razão de ser de uma empresa ou seja por que essa empresa foi criada. Vamos dar uns exemplos para melhor ilustrar o nosso raciocínio.

Grupo GerdauOrganização empresarial focada na siderurgia, com a missão para satisfazer as necessidades e de criar valor para os acionistas, comprometida com as pessoas e com desenvolvimento sustentado.

O enunciado de Missão deve ser construído visando o longo prazo, pois a definição de missão tem vocação para eternidade; portanto é preciso resistir a tentação de alterar a declaração de missão a cada mudança na economia.

A declaração de missão é elaborada com a expectativas que dure para sempre.

Para ajudar você a elaborar sua missão selecionamos algumas perguntas que ajudarão você na hora de planejar sua missão.

Ø Qual é o nosso negócio?

Ø Quem é o nosso consumidor?

Ø Onde será a nossa base?

Ø Quais são as nossas prioridades?

Ø Qual é a nossa estratégia de segmentação?

Ø Como atingiremos Isso?

Ø Qual é o nosso desafio?

Ø Qual é o nosso diferencial?

Ø Com qual finalidade estamos nesse negócio?

Ø Atendemos a que grupos de interesse?

Acredito que não seja tão complicado elaborar sua missão, o importante é você ser verdadeiro com você e seu negócio e pensar bastante.

Visão

A visão de futuro é o ponto de partida do planejamento estratégico. É o que se idealiza para a empresa. A declaração de Visão das organizações deve ser construídas com base nos seus valores,sonhos,desejos e ambições, para servir como um norte aos esforços coletivos de seus colaboradores. A declaração de Visão deve ser redigida de uma forma ampla,para canalizar positivamente todos os anseios coletivos da organização em direção àquele objetivo que é quase impossível de se alcançar: a organização dos nossos sonhos ( Armstrong,1995:24)

Vejamos alguns exemplos de visões:

Grupo Gerdau – Ser uma empresa siderúrgica internacionalmente de classe mundial.

Valores

Por valores são entendidas as crenças básicas, os ideias e ética que são levado em consideração por ocasião da tomada de decisão na organização ( Joyce,1999:32)

As empresas que possuem valores bem definidos levam uma grande vantagem sobre as demais, ainda mais nos períodos de crises mundiais ou seja é de grande importância na reação da empresa. Quando os valores estão fixado na empresa e no coração dos colaborador  nós temos uma empresa que compartilham os mesmos ideais. Os colaboradores são mais satisfeito por serem mais reconhecidos.

Vejamos alguns exemplos de Valores

Grupo GerdauCliente satisfeito,pessoas realizadas; segurança total no ambiente; qualidade em tudo que se faz; segurança e solidez; seriedade com todos os públicos e lucro com medida de desempenho.

Conclusão

Missão,Visão e Valores como vimos são a base de uma empresa que busca uma organização bem mais planejada e como consequência visam obter lucro. Mas não adianta estar tudo bonitinho, com palavras bonitas cheio de efeitos e pregadas na parede em um quadro se não colocar tudo em prática. Tudo isso serve para o alinhamento de uma empresa para buscar mais oportunidades de mercado.

Um grande abraço e felicidades sempre!

Seja o primeiro a comentar!

Postar um comentário

  ©Compacto & Básico - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo